(041) 3259-6666      contato@oncopelle.com.br    |   

Prevenindo o câncer de pele com a regra do ABCDE

O mês de dezembro é marcado pela campanha do Dezembro Laranja, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de pele.

Em um país tropical como o Brasil, a exposição solar é um hábito bastante comum. E quando essa exposição acontece sem a proteção adequada, há o aumento do risco de desenvolver o câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não-melanoma representa 33% de todos os tumores registrados anualmente no Brasil, sendo o câncer mais comum entre brasileiros. Ele é caracterizado por uma ferida que não cicatriza, coça e sangra, sendo o menos grave dos cânceres de pele.

Já o melanoma é o tumor cutâneo mais agressivo, com alto poder de metástase, ou seja, de se espalhar por outros órgãos do corpo. Apesar de mais raro, é o tipo de câncer mais letal. Ele tem origem nas pintas e sinais do corpo, e pode ser identificado através da regra do ABCDE:

- Assimetria: quando você divide a pinta em 2, os dois lados são assimétricos;

- Bordas: são irregulares;

- Cor: existem diferentes tons/cores na mesma pinta;

- Diâmetro: maior que 6mm;

- Evolução: uma pinta ou sinal que apresentou mudanças/crescimento em um curto período de tempo.

Se você tem histórico de melanoma na família ou possui muitas pintas espalhadas pelo corpo, procure um médico para avaliação.

A forma mais eficaz de proteger-se do câncer de pele é usando filtro solar de fator superior a 30 e evitando a exposição solar entre 10h e 16h. Proteja sua pele!

Fonte: Medical Site

03 de Dezembro de 2020

Agende sua consulta!